O MINDSET DA SAÚDE

 

Acompanho uma das pessoas mais positivas e otimistas do mundo, Peter Diamandis. Através dele acabei conhecendo outra pessoa muito poderosa, Dan Sullivan, um dos maiores treinadores de empreendedores do mundo.

Dan Sullivan, ao se encontrar pela primeira vez com um empreendedor, tinha a meta de que, em poucos minutos, aquela pessoa conquistasse uma grande vitória.

Vou convidar você a criar esta mesma grande vitória! Faça de conta que você está conversando com o Dan Sullivan.

Dan perguntava então para a pessoa até que idade ela gostaria de viver. Faça você também este exercício e pense na idade que terá ao morrer.

Vamos imaginar que você tenha usado a expectativa de vida atual e sido até um pouco otimista, digamos 80 anos de idade. Na verdade, não importa a resposta, desde que reflita a sua expectativa de vida.

A próxima pergunta é: como será a sua vida aos 79 anos de idade, um ano antes?

Como você deseja estar fisicamente? Como você deseja que esteja a sua saúde? E seus relacionamentos? Que tipo de atividades você gostaria de fazer neste último ano?

Pense um pouco sobre estas perguntas e busque responder com o que você realmente deseja que aconteça.

A maioria das pessoas respondeu que desejava estar fisicamente bem, independente e com boa saúde. As pessoas desejavam ainda no seu último ano de vida terem relacionamentos bons, harmoniosos e com a família próxima.

Vários expressam o desejo de viajar, conhecer lugares novos, ver o mundo com os olhos da maturidade e com tranquilidade. Em seguida vinha a pergunta que virava o jogo.

Caso você, no seu último ano de vida, esteja fisicamente bem, saudável, financeiramente estável e com bons relacionamentos até que idade valeria a pena ficar vivo então?

Após pensarem um pouco, a maioria imediatamente aumentava a expectativa de vida em 10 anos ou mais. Se você pensou nas perguntas e também chegou numa idade maior você também teve um grande ganho em minutos! 

Ganhar até 10 anos de vida em poucos minutos faz uma grande diferença na maneira de pensar de uma pessoa.

A conclusão do Peter Diamandis sobre este assunto é que uma das armas mais poderosas para a longevidade saudável é que a pessoa tenha um Mindset da Saúde.

O Mindset da Saúde nada mais é do que você definir metas claras sobre suas condições atuais e futuras de saúde e, a partir destas metas, começar a traçar um plano para atingi-las. 

Achei este raciocínio muito intrigante e ao mesmo tempo instigante. Será que somente mudar a mentalidade é o suficiente para viver mais e melhor?

Uma coisa que ficou clara logo de cara para mim foi a importância da minha mentalidade em vários outros aspectos da minha vida. Muito do que eu sou e do que eu faço é consequência de outros Mindsets que tenho.

Gosto de ler, acredito em me educar, por isso fui buscar uma carreira na qual isso faça diferença. 

Me formei em engenharia porque isso combinava com o que eu previamente pensava que seria bom para a minha vida. A mentalidade de gostar de ler e estudar veio antes do diploma e não o contrário. O meu mindset comandou ações que me levaram a formar.

Meu Mindset prévio determinou escolhas de carreira e do nível de esforço que quis investir. Faz todo o sentido então pensar que isso também pode ser verdade sobre a sua saúde ao longo da vida. 

E isso é uma excelente notícia para o seu eu futuro. Muitos de nós pensam sobre a sua saúde futura de uma maneira meio determinística. Ou seja, todo mundo vive até esta idade, então eu também vou viver.

Todo mundo chega no final da vida doente, fraco e sem vontade de viver mais, então eu também vou seguir este caminho.

Tudo isso começa a mudar no momento em que você começa a desenvolver um Mindset da Saúde. A partir do momento que esta mentalidade se instala, você começa a projetar e construir um futuro totalmente novo.

Não depende só da sua genética, não depende só do seu estado atual de saúde. Depende muito mais de como você pensa em saúde e longevidade.

E o melhor é que isso é grátis!

Basta se imaginar no futuro muito melhor que hoje e começar agora mesmo a projetar e construir este cenário, assim como você já fez em várias outras áreas da sua vida.

Um grande abraço,

Fernando Teixeira.

 
Fernando Teixeira