HEALTHSPAN

 

Fico sempre surpreso com o fato de que pouquíssimas pessoas têm consciência do verdadeiro milagre que ocorreu na longevidade no último século.

Nas últimas onze décadas, a expectativa de vida aumentou em 40 anos!

Provavelmente, este foi o fato mais importante que aconteceu com a humanidade neste tempo, ainda mais considerando que houve duas guerras mundiais e grandes pandemias no meio do caminho.

O que aumentou a expectativa de vida foi uma mistura de saneamento público, antibióticos, medicina e muita tecnologia.

Um milagre que trouxe muitas bênçãos para todos nós.

Mas hoje já podemos observar o lado negativo do aumento da longevidade, e ele é bem sombrio.

Para explicar este lado negativo, preciso antes apresentar um novo conceito, que se chama Healthspan. Não existe ainda uma única palavra em português para isso, mas a melhor tradução é expectativa de vida saudável.

Ou seja, Healthspan é a quantidade de anos que se espera viver com boa saúde, sem limitações ou perda de função.

McKinsey & Company

Este gráfico da McKinsey & Company explica bem o conceito. Nascemos com a saúde boa e ao longo da vida ela vai diminuindo, o que se vê na linha preta que contorna a área azul mais escura.

Aproximadamente aos 35 ou 40 anos, estamos vendo uma queda muito rápida da saúde e da qualidade de vida.

E o que isso tem a ver com você? Tem tudo a ver, pois uma pergunta muito importante é: estamos vivendo mais ou durando mais?

Será que mais 15 anos no final da vida compensam se você estiver numa cama usando fralda geriátrica? Viver com um pé amputado pelo diabetes ou viver com demência tem qual impacto na sua vida e na da sua família?

Chegamos a um ponto no qual não é mais possível simplesmente aumentar a expectativa de vida sem aumentar o Healthspan; isso não trará benefícios para nós.

No mesmo gráfico, vemos que a saída está em aumentar a qualidade de vida e a saúde, tornando a queda na saúde muito menos acentuada e só então estendendo a vida por mais alguns anos.

Poucas pessoas falam sobre isso, coletivamente aceitamos chegar no final da vida com a saúde ruim, o que não é uma condenação mas sim uma escolha ditada pelo estilo de vida.

Nós, da Tera Science, decidimos enfrentar este problema com tecnologia, soluções financeiras, know-how e educação continuada.

Não existe motivo pelo qual você não possa viver em plena saúde até seus últimos dias. Sabemos que para isso são necessárias mudanças que hoje poucos de nós fazem, mas que com uma abordagem inteligente podem estar ao alcance de muitos.

Somos da mesma raça que pisou na Lua na década de 60, que domesticou o átomo, que construiu uma grande civilização.

Vamos vencer mais este desafio de aumentar o Healthspan, e vamos fazer isso porque vale muito a pena usar o presente que Deus nos deu e utilizar a longevidade de forma digna e construtiva.

Um abraço,

Fernando Teixeira.

 
 
Fernando Teixeira